Entrada Ria Formosa Bivalves Bivalves - Conceitos Gerais

Bivalves - Conceitos Gerais

Bivalves (Conceitos Gerais)  

Entre moluscos, e os bivalves constituem um dos grupos mais fáceis de identificar.

Qualquer um de nós já viu, no mercado ou no "prato", amêijoas ou berbigão, e certamente reparou que a característica morfológica mais evidente destes animais é o facto de terem o corpo dentro de uma concha constituída por duas partes. Cada uma dessas partes denomina-se valva, daí o nome de bivalves(igual a duas valvas).

As valvas podem ser iguais ou distintas, apresentando várias formas conforme as espécies. Ocorrem destas valvas arredondadas, valvas cuneiformes, ovóides, elípticas e outras.

As valvas estão unidas na parte posterior por um ligamento elástico. Por baixo deste ligamento, encontra-se a charneira - saliências em formas de dentes que encaixam de forma perfeita em reentrâncias da valva oposta.

A superfície externa da concha pode ser lisa ou então esculpida em linhas concêntricas, também chamadas linhas de crescimento, uma vez que se vão formando à medida que o animal cresce.

A parte interna da concha apresenta-se ligeiramente brilhante, devido a um revestimento da drepérola formado por lamelas horizontais muito ténues. Na parte interna as marcas de inserção dos músculos muitos especialmente dos músculos adutores, músculos muito fortes que o animal contrai ou distende para abrir ou fechar a concha. Dentro da concha está o corpo, mole, formado pela massa visceral (vários órgãos: fígado, estômago, intestino e outros), manto, pé e brânquias. Os bivalves são animais dotados de grande capacidade filtradora. Um só organismo pode filtar diariamente várias dezenas de litros de água. Como tal, têm grande capacidade de, sendo eles os responsáveis por muitas doenças de ordem hídrica, tais como, cólera, febre tifóide e hepatite. Isto alerta-nos, desde já, para a necessidade de manter os seus locais de crescimento e exploração em boas condições sanitárias. Além disso, em locais com poluição industrial, os bivalves concentrarão os resíduos industriais, altamente perigosos para a saúde.