Entrada Ria Formosa Aves Plumagem e Voo

Plumagem e Voo

 Plumagem e Voo

 

 

As penas são características exclusivas das aves. A forma e função das penas são muito variáveis. As principais funções são o isolamento com vista a manter a temperatura do corpo, possibilitar o voo, servir de camuflagem, e facilitar a comunicação visual. No entanto, não são as suas únicas funções. penas modificadas ajudam à natação, transporte ou isolamento da água, limpeza, sensações tácteis, entre outras.

O número de penas varia entre as espécie e ao longo do ciclo anual. Aves aquáticas como os patos ou mergulhões possuem grande número de penas, possibilitando um eficaz isolamento térmico. Verificou-se que as aves necessitam de menos penas nos meses de varão, do que no inverno.

No final da época de reprodução a maior parte das aves substituí a plumagem, no que é designado pela muda pôs-nupcial nos adultos e muda pôs-natal nas aves nascidas nesse ano. A muda, na maioria das aves, processa-se gradualmente, não ficando estas incapacitadas de voar. no entanto, há espécies como os patos e outras aves aquáticas, que mudam todas as penas de voo simultaneamente, ficando incapacitados de voar durante um período de tempo, que pode durar dias ou semanas. Devido ao elevado peso dos seus corpos, estas aves necessitam de todas as penas para voarem, e durante a muda adquirem uma plumagem intermédia, reduzindo a sua actividade e permanecendo na água, ao abrigo da maioria dos predadores.

A capacidade de voo das aves advém de uma série de características que possuem a relação peso-potência é o factor mais importante das aves voadoras, e as suas características tendem a maximizar essa relação. Verifica-se que as aves voadoras não excedem cerca de 10kg, enquanto as que não têm essa capacidade podem pesar até 100kg. As características anatómicas das aves voadoras são a leveza do esqueleto, a redução da musculatura (somente os músculos peitorais são volumosos) o sistema respiratório é muito eficaz.

Last Updated (Tuesday, 28 April 2009 22:33)